18 de nov. de 2008

Esperança.

Qualquer dia eu volto sobre o assunto anterior: quem disse que...
Há uma ligação entre os dois. Espero conseguir fazer.
Lembrei hoje, que preciso ir ao "shopim-center-chão" ou ao camelódromo, ou aos ciganos, como diz o João. Quero comprar alguns enfeites de Natal para dentro de casa e para o jardim. Luzes, cores, vida.
Pensando nisso, revivo meu tempo de trabalho na CEB Sta Clara - agora, nesta época, é tempo de estudar o tema referente ao Advento. Estuda-se nos grandes grupos da Paróquia, para depois se aplicar na Comunidade. Antigamente era assim. Advento. Para mim, um tempo muito bonito, tempo para preparar a chegada de alguém muito especial. Ou melhor, tempo para reabrir as portas e deixar Ele chegar novamente, pois q Ele já está entre nós. Advento-tempo de viver o significado da Esperança, de colocar em prática a alegria da espera... e de não esquecer que esta espera pelo Novo já se realizou, portanto, colocar em prática a alegria da espera e viver a alegria de saber que Ele está em nós, que nós somos Ele.
Advento - são quatro semanas antes do Natal. Em cada semana, destacando uma cor na Comunidade, vivendo um valor que nos deve guiar, gerando um compromisso com o Todo. E, a Comunidade fica colorida: azul, vermelho, verde, amarelo.. e no Natal, branco. Já não lembro o significado de cada cor.
Pena que o sentido real da festa ainda é não cristã. Bolas, pq Celebrar a Esperança qdo os valores estão nos presentes, no comer e beber?
Lembro: eu gostava do Advento. Eu não gostava do Natal. Nunca foi uma festa em comum unidade... um dia será?
Mas, aproveito aqui para lembrar com carinho todas as pessoas que me acolheram na Comunidade, todas pessoas que me ensinaram a viver a Liturgia de cada semana, todas as pessoas que, enquanto acreditaram, lutaram durante a semana, para no final dela, Celebrar meditando a Palavra, e, em cima dela, arrecadar forças para mais uma semana e celebraram também com orações, com cantos, com danças... Obrigada dona Maria, seu Ivo, Terezinha, seu João, dona Natália, Ilda, Jurema, Breno, tia Neusa, Sadi, Percilia, Geraldo.. e tantas mais que não lembro o nome, só a fisionomia - coisas de idade.. hahahaha

Nenhum comentário: