1 de out. de 2010

Pressa. Pouco tempo.

Lembram desta figura da Alice no País das Maravilhas? A Alice? Não, não! O Coelho Branco, sempre apressado.....
Ora pois, existem pessoas que também são apressadas, que parecem que não tem tempo. Mas não falo em pressa na questão de parar e nos ouvir, parar e observar o que se passa ao redor. Lá vou eu de novo: não, não é este tipo de pressa! É a pressa aquela em relação a etapas de sua vida. Existem pessoas que começam suas experiências de vida antes de qualquer hora que possamos chamar de hora normal. Começam a falar e caminhar antes de qualquer miúdo por aí. Entram na adolescência antes do que a maioria de sua idade. Ficam adultos antes do tempo, pois que antes do tempo começam a namorar, iniciam sua vida sexual, casam. Não me pergunte qdo é o tempo certo. Não sei. Só sei que considero ainda infantil quem aos 15 e/ou 16 anos de idade já se consideram aptos para o casamento.... E lá vão eles: muito cedo abraçam responsabilidades - sexo, estudo, trabalho, filhos. E, quando pensamos que o sujeitinh, devido a sua pressa, já está cansado, pedindo água,pronto a reconsiderar e dar uma parada... ledo engano - lá vem o dito pedindo mudanças - mudança de cidade, mudança de emprego, mudança de casa, mudança de parceiro e mostrando nos gestos, no rosto, a sua insatisfação com a vida que leva, achando-a um pouco parada e não levando a nada. É como se esta pessoa tivesse medo do sossego, medo de envelhecer, medo da vida tranquila. É como se esta pessoa tivesse medo de parar. Ou... é como se esta pessoa não soubesse valorizar o que tem em mãos. Ou... pior, é como esta pessoa acreditasse ter pouco tempo de vida e quissesse viver tudo em pouco tempo.

6 comentários:

Socorro Melo disse...

Oi, Leci!

Concordo. Acho que devemos viver cada etapa da vida com muita intensidade, e responsabilidade. Criança é pra brincar, até cansar. Adolescente pra estudar, e se divertir. Jovem, pra namorar, aprender, se divertir... e só depois de amadurecer, tornar-se adulto, viver os compromissos e as responsabilidades que as escolhas demandam, mas, sendo feliz também.
A vida torna-se mais bonita assim, né?

Beijos e bfs
Socorro Melo

Angélica Roz disse...

Oi Leci! Adorei o post! Pior é que a maioria das pessoas é assim. Vive correndo atrás de borboletas...
Começou mais uma promoção lá no blog... o prêmio é um Vale Livro no valor de R$ 350,00. Depois passa lá para participar. :)
Bjss, bom fim de semana!

Lunna Guedes disse...

Mas atualmente parece que está todo mundo com pressa. As crianças são adolescentes aos 8 e essas são adultas aos 12 e na maioria das vezes voltam a juventude aos 30 para recuperar o que não viveram. E vem algum psicologo e dá uma denominação qualquer pra isso. rs
Ai ai ai
Eu vive minha infância, minha juventude e hoje sou uma adulta feliz vivendo cada minuto da minha vida.
bacio carissima e bom fim de semana

disse...

O mundo gira depressa porque o homem tem pressa para chegar a lugar nenhum. Na verdade estamos sempre correndo atrás de nada, ou de apenas ilusões. e são elas que dão sentido a vida.

welze disse...

já dizia minha mãe, a presa é a inimiga da perfeição, lembra dessa máxima? é verdade mesmo não é?

Marco Antônio disse...

Era justamente o que eu estava pensando "a pressa é inimiga da perfeição" e além do mais, já diz o ditado "quem tem pressa, come cru". rs
Boa semana e grande abraço