13 de ago. de 2010

Inveja - Blogagem Coletiva sobre Sentimentos

Creio que a inveja é um sentimento muito feio, quer dizer, um sentimento que não constrói nada de bom. Não tem como a gente afirmar : eu não sinto inveja de ninguém ou de nada! Sempre há um momento ou uma situação perto de nós do qual gostaríamos de ser os protagonistas. Isso já é sentir inveja. Há pessoas que nutrem uma tal inveja de outras que são capazes de tramar qualquer situação para atrapalhar a vida da pessoa invejada. E isso não é sadio. E isso realmente acaba com o bem estar tanto de um como de outro. Não posso afirmar que nunca padeci deste tipo de inveja. Nem posso afirmar não ter usado qualquer artimanha para destronar alguém. No meu tempo de caminhada é bom repetir sempre: "Minha vida é um livro aberto, nada a esconder, só algumas páginas arrancadas." hehe
Sei que não há pq invejar outras pessoas e situações, pois nós é que acabamos por dar o toque final no nosso caminho - usurpar o caminho do outro , vai é nos acrescentar problemas e dores... Mas, bem que eu ando sentindo uma invejazinha de quem está em casa, curtindo o frio, ou o calor... e não preso entre quatro paredes, trabalhando!
A inveja existe sim, não me venham dizer que nunca a sentiram. Talvez seja algo a se estudar, se assim for de interesse, que a inveja tem grau maior ou menor e até seja nula, dependendo da idade que está se vivendo. No tempo em que estou vivendo, a inveja é um sentimento morto e sepultado. Já conheci seus efeitos, seus resultados... hoje posso enxergar a maldita fazendo parte de vidas mais jovens e quanto a isso, só posso alertar, chamar a atenção.
"Sentimentos negativos cobrem com nuvens escuras nosso caminho já cheio de cores, estrelas,amores."

19 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Olá Leci,

Em algum momento da vida todos nós já sentimos inveja,ou como diz você, desejo de ser protagonista daquela situação.
O que é ruim é sempre querer o do outro, as vitorias do outro e nao lutar para ter suas proprias conquistas, sejam elas de que tipo for.
Você ver o do outro e se motivar para também ter o seu (claro, sem fazer disso uma disputa) é naturalmente saudável.
Um grande beijo e obrigada pelo seu carinho constante la no Lichia Doce.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Leci, já disse tudo...é isso aí, admiro quem admite o óbvio e não fica fingindo que não sente ou não sentiu. Isso aí amigona,vc é das minhas, gostei! bjs.

Nilce disse...

Oi, Leci

Que comentários há de se fazer? Você disse tudo em linguagem bem compreensivel e com muita sinceridade.
Parabéns pelo post!

Bjs no coração!

Nilce

chica disse...

Muito legais e bem ponderadas tuas colocações.Ela existe e é uma pena que exista.As pessoas seriam menos amargas, mais gente,sem ela!beijos,chica

© Sara Marques disse...

Gostei das suas colocações sobre a inveja.
Seja muito Bem Vinda ao Saracotear!!!
Voltarei mais vezes aqui.
Abs.

Ana disse...

Olá Leci!
Passando pra agradecer a sua vistinha sempre simpática.
Seu blog está mto bom,parabéns.
Um abençoado fim de semana pra vc.

Macá disse...

Leci
Dizem que quando a gente quer "ter também" aquilo que o outro tem, chama-se inveja branca, pois seria um incentivo a nós mesmos. Será?
Não importa o nome, não é, o fato é que de vez em quando sentimos mesmo.
Um beijo

Angélica Roz disse...

Oii! Adorei conhecer o seu blog, voltarei mais vezes.
Também sou de Pelotas, mas moro em POA há 10 anos.
Hoje, a minha mãe está vindo daí me visitar. :)
Saudades da terrinha, rss.
Bjsss!

Lúcia Soares disse...

Leci, gostei da sua colocação, embora não concorde com tudo.
Concordo, por exemplo, quando diz que depois de uma certa idade as coisas têm outro peso pra nós e nem vale a pena querer mnuita coisa a mais.
Mas continuo afirmando que não sinto inveja, a que é a verddeira, que quer o mal da pessoa que se inveja ou se quer que perca o objeto que desejamos. Não sei mais, é muito complicado.
Mas vamos lá, o importante é a opinião de cada um. Clareia os horizontes.
Beijo e bom fim de semana!

Socorro Melo disse...

Oi, Leci!

Primeira vez aqui no seu Blog,graças a blogagem sentimentos e emoções.
Todos nós já passamos por momentos de inveja sim, mas, como você bem cogitou,uns de maior grau, outros de menor grau (gostei disso), mas, somos humanos, egoístas, cheios de falhas, e predispostos a todo e qualquer sentimento.
Importante, como você frisou, orientar aqueles que são jovens, para não caírem nessa esparrela, no entanto,acho que é com a experiência mesmo que vamos aprendendo.
Um grande abraço
Socorro Melo

Beth/Lilás disse...

Oi, Leci!
Muito boa sua reflexão e concordo, sentimos sim, é inerente, está lá dentro do nosso ser, mas devemos lutar para que isso não nos prejudique e nos leve para o lado negro da vida.
um beijinho carioca

Cris França disse...

Leci,

a inveja nos limita, e causa sem duvida mais dano ao invejoso que ao invejado.

a gente precisa é pensar em coisas maiores e sair da mesmice das coisas pequenas.

bjs querida, obrigada pelo carinho

Gina disse...

Gostei do final do seu texto, quando diz que já viveu essa experiência e pode afirmar que não foi nada boa, servindo de alerta.

Anônimo disse...

Leci, voltei guria, é que veio um temporal aqui e queimou meu modem. Aí tive que ir na casa do meu filho pra fazer a postagem. E chuva que Deus mandava! Aí, fiquei no deserto, incomunivável. Só agora que o Nilton arrumou (coisa boa marido). Só hoje q vou poder visitar os blogs das amigas. E o teu é o primeiro que visito.

Adorei tua postagem, um depoimento sincero, bem escrito e verdadeiro. Inveja é coisa muito cruel. Também estou como tu, só querendo aproveitar a vida. Mas isso que tu sentiu e chama de inveja, acho que não é. Inveja é não tolerar o bem estar do outro é sofrer com o sucesso do outro. Desejar estar como o outro não é inveja, pelo menos, foi o que li no aurélio. Acho que é cobiça. Querer ter o cabelo lindo de alguém, por exemplo. Ah, isso eu também já tive. Queria ter o cabelo da Regina Duarte, lembra, aquele bem lisinho, lá nos idos de 60-70, sei lá, rsrs. Beijão amiga. Não congela, please!!!

Amélia Ribeiro disse...

Olá Leci,

concordo contigo.
Ainveja é dos sentimentos mais feios que alguém pode sentir..., só machuca quem o sente, porque o torna infeliz!

Um beijo desde Portugal e que tenhas um excelente final de semana.

Ahh.. gostei muito do teu blog, já te sigo...

Sergio disse...

Hola Leci,

me encantó tu participación...
La envidia es un sentimiento muy feo...

Me gustó tu blog... y te sigo.

Me encantaría que si me visitas mi blog que, também se escreve em português, te guste como me gustó el tuyo.

Te dejo saludos desde Argentina,

Sergio

milu disse...

Tão bom vir até aqui...ler teus post...tão bom encontrar teus recados lá no meu...aquece o coração. Tu és uma das responsáveis por ainda não ter desistido do meu Cantinho...Obrigda.Bjs.

Leci Irene disse...

Lindas meninas e meninos! respondo a todas vcs: foi ótimo chegar e ver que vcs´psssaram por aqui! Uns concordando com minha opinião,outros descordando... vá bene... ainda bem que exitem pessoas que pessam diferente! Seria meio que sem graça se todomundo pensasse igual,não é mesmo?
Pena que eu esqueci de deixar aqui meu chimarrão, rapadura, pipoca.. ou uma chocolatada... até mesmo um cafezinho bem quentinho!!!!!!!!
beijos;;.....

welze disse...

de inveja, posso dizer que não gosto nem da que nomeiam de BRANCA. gosto não.