14 de nov. de 2011

Receitas

Lá do outro lado do Oceano Atlântico, pelo skipe, vem a pergunta: pq não fazer leite-creme e queimar a cobertura? hã? cuma? como? Leite-creme? Eu logo traduzi para creme de leite, estes que a gente compra em caixinha. Mas o J murmurou: - Não é este, mulher. Pede a receita.
Mas, e como a gente queima a cobertura?
Antes de dar a receita, mostraram-me o "aparelhoqueimante": um ferro de passar roupa adaptado ou um aparelho em espiral que se compra para isso.... ó céus! Olhando aquilo quase fiquei com os cabelos em pé! Eles "passam" o doce, usando o ferro de passar roupa? Como?
Quando deram-me a receita, deu para entender que é um famoso creme, que fica gostoso mesmo sem cobertura nenhuma e principalmente quando ainda está quente!
Receita: bater num liquidificador um litro de leite, oito colheres de açúcar, quatro colheres de maisena, tres gemas. Colocar em uma panela e mexer até ferver. Deixar ferver por um minuto. Colocar em uma travessa de vidro, de preferencia.
Depois de arrefecer (num pergunta, vai olhar no dicionário), colocar açúcar em pequenos "montes" em cima do doce.
Agora vem a história de queimar o açucar com o ferro!
Aqui está o leite creme ou o nosso famoso mingau de maisena, prontinho e já com o açucar por cima. O J tentou usar um ferro de passar roupa, mas o ferro não aquecia como devia... e o pior: ninguém pensou em aquecer o ferro em cima do fogão!
Fiquei de boca aberta vendo o ferro em cima do pudinzinho que nem lembrei de tirar a foto!
O J se incomodou e foi buscar um maçarico (sem gás) para queimar o açúcar! Fica uma calda de açúcar por cima.... só que parece que o pessoal aqui no Brasil num é dado a coisas artesanais, pois já estão pensando, no próximo, fazer uma calda e jogar pro cima!

3 comentários:

chica disse...

Rsssss...esse ferrinho quase ferrou com o doce,rssr...beijos,chica

Lúcia Soares disse...

Leci, existe um maçarico próprio para a cozinha. O pessoal mais novo, que agora virou todo mundo gastrônomo, tem e faz cada delícia crocante com ele. Serve pra derreter o queijo,por ex., sem precisar ir ao forno. O J sabe das coisas, heim? Ficou bommmmmm!

Socorro Melo disse...

Oi, Leci!

Que interessante! Queimar o doce? Não sabia disso... Mas, como bem frisou a Lucia, atualmente tem tantas novidades, que o que nos parece estranho, passa a ser bem simples, né? Pra quem tem talento pra cozinha, ressalte-se, kkk

Beijos, amiga
Socorro Melo