24 de mar. de 2011

Há dias em que...

Há dias em que uma palavra, uma pequena palavra, nos faz lembrar de fatos que hoje nos causam risos! (pior que estes momentos são frequentes depois que a gente passa a viver a idade dos entas..) Ontem, lembramos os aniversários que a gente comparecia. Em uma das festinhas de aniversário de um chefe - ele costumava fazer festa todos os anos - lá fui eu... Era na casa dele. Todo mundo sentado perto da churrasqueira, pois era inverno, bebendo e conversando... E o assador começou a cortar pequenos pedaços de carne e a servir o pessoal. Pedacinhos pequenos, cortados com requinte... hehehe.... Eu pouco aceitei, pois vi naquele traquejo todo ser um simples aperitivo. E deixei passar várias vezes a travessa com a carne (cortada tão bonitinha!). Pensei: se eu comer agora, não terei apetite na hora do jantar.... Conversa vai, conversa vem... Lá pelas tantas, vejo a esposa do chefe movimentar-se e pensei - é
agora que ela traz os pratos e a salada e finalmente sai o jantar! Nestas alturas eu já estava com uma fome!!!!!!!! Quando ela chega, pasmem, ela trazia a sobremesa!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, então, se eu estiver na casa de vocês, em alguma festa, não façam caso não, quando alguém passar com um prato perto de mim e eu literalmente "cair de boca" no prato!
Ora pois, eu estava acostumada a churrascos assim, como a foto abaixo, onde o assador depois pega no espeto e vai servindo as pessoas, sem muita frescura!!!!!
Bom, falando em aniversário, minha amiga Flora me convidou certa vez para o seu aniversário. Toda a familia dela faz parte da Colônia Z-3, a nossa vila dos pescadores. Lá estavam eles, naquele dia, todos reunidos, felizes. Beleza pq a familia dela é grande!!!!!!!!!! Foi servido o almoço - peixe, peixe, peixe... peixe, peixe, peixe.... Peixe assado no forno, na churrasqueira, frito, na panela com legumes.. Peixe com arroz, com batatas... Peixe em cima da mesa, peixe do lado da mesa.... Puxa, para os amantes de peixe, aquele aniversário foi divino!
Pior é que... eu devo ter feito alguma careta, pois não sou chegada ao peixe e fiquei "pescando" outras coisas no meu prato! Conclusão - ela nunca mais me convidou para alguma festinha!!!!!!!!

Alô?

--Alô, Dr.Saltimbanco?
--Um momento, que ele já atende. Seu nome e seu código, por favor.
--Eu sou a Inezita, meu código é curva06linea.
--Dona Inezita, como vai a senhora? Eu sou o doutor Salti. A senhora precisa de quê?
--Seu doutor, ando com uma estranha coceira nos olhos. (hã?) E uma dor do lado direito, diz a minha filha que pode ser "pendicite"... e essa tosse, seu doutor, que desde a semana passada me incomoda...
--Dona Inezita, deixa eu dar uma olhada aqui no sistema. Humm!! Vejo aqui que a farmácia Marucujá fica perto do seu endereço. Nós temos convenio com esta farmácia. A senhora procure lá a dona Elaki e ela já estará com a medicação pronta prá lhe entregar. Uma boa tarde prá senhora. Até mais.
@@@@@@ que acham? ####### devemos nos acostumar com isso... hehehe.... pois de acordo com uma reportagem que li, uma página de compras coletivas oferece uma disque-médico. Dez consultas, por R$ 44,50 e com validade para um ano. Até ontem, 317 pessoas já haviam comprado o serviço!!!!

21 de mar. de 2011

Um pudim internacional...

Amo pudins. Nunca os fiz. Sou formiga. Então, é melhor não fabricar alimentos prás formigas... hehehe
Mas, porém, todavia, contudo... eis que o João pede para a mãe Maria mandar uma forma de pudim. Sei lá, já que não encontramos uma na loja onde sempre vamos dar uma olhada, ele colocou na cabeça que aqui não existem formas para pudim. Vá convencer o homem que não é assim.... Com a chegada da forma, a tia Margarida nos dá uma receita de pudim. Querem a receita? Meia dúzia de ovos, doze colheres de açúcar, duas colheres de maizena, um cálice de vinho do Porto, meio litro de leite. Caramelizar a forma, bater os ingredientes e colocar na forma e levar a assar em banho maria por uma hora...
Sábado, arrisquei... Bom, o João ficou com uma dúvida e ligou o skype e chamou a tia.
Eu já tinha batido os ingredientes. Ia começar a fazer a calda...
Pelo Skype:
-Primeiro bate os ovos e o açúcar . (ouço a tia dizer isto e a dar outras instruções e eu já fiquei nervosa, pois já tinha feito a mistura toda... kkk - e o João começa a transitar do computador até o local onde eu estava, repetindo as instruções e eu, nervosa... calda pronta, meia que escurinha, e eu tentando caramelizar a forma toda e a dita da forma quente com a calda que quase me queima os dedos )
-----------------ufa! pudim pronto - "incomível" - a calda tinha queimado e o pudim ficou amargo!!!!!!!!!!!!!!

18 de mar. de 2011

Benefícios da globalização.

Nem tudo é ruim com o advento da internet.
Existe algo que eu dou mãos à palmatória - a existencia do skype. Com ele, podemos conversar com pessoas bem distantes e vê-las!!!!!! Então a gente mata a saudade - saudade dos familiares, saudade dos amigos.
Fico encantada como ouço claramente e posso ver as pessoas mesmo tão distantes! Adoro ouvir o João conversando com o tio e a tia lá em Portugal! Parece que estão aqui, junto conosco!

Globalização. Internet

Sou como muitos e muitos: ao chegar ao trabalho, a primeira coisa que faço é ligar minha "máquina", ler minha correspondencia, ler as noticias. Em casa, tenho que disputar a máquina com meu amado e aí .... bom, não gosto da sensação de ter alguém a espera que eu largue o brinquedo prá vir brincar, ou penso que há algo mais interessante a fazer no meu jardim - então, quase não chego perto do computador. Se bem que, quando eu me aposentar, ou compramos mais um ou vamos disputar no tapa o computador! kkkkkk
Tô fugindo do assunto. Chego no trabalho e, quando vou ler as noticias, fico apavorada. Esta tal internet está me colocando lado a lado com todo tipo de tragédia. Fico de cabelo em pé lendo como as pessoas estão se matando por motivos tão pequenos, ou por motivos não descobertos!
Assassinato puro e simples, entre familiares, namorados..
Nossa familia está sem estrutura. Alguma coisa perdemos no caminho. Ficamos fracos e impotentes contra a avalanche de novos produtos, novas idéias e acabamos adotando novos valores. E estes valores estão nos tornando criaturas impiedosas.

Regimes.

Não, não é regime político. Não é não! É regime para emagrecer, é sim!
A Marilaine está de regime. Como eu sei? Quando ela entra numas de fazer regime, passa o dia inteiro mascando chiclete e ainda faz bolinhas prá explodir - ploc! ploc! Ontem ela estava assim - então, regime à vista"!
A Bianca também está de regime. Como eu sei? Ora pois, ela é daquelas meninas boas de garfo e faca. E, agora, qdo a gente oferece algo comestível ou se a gente convida para "dividir" o lanche da tarde, ela é que nem uma musiquinha antiga, do Bobby de Carlo:
"Ela é uma boneca que diz não, não, não, não.
Passa o dia inteiro, e só diz não, não, não!"
E eu? Eu com isso! hehehe.... já cansei de passar fome. Se é para fazer regime, preciso me dedicar a deixar pronto vários pratos com alimentos que posso comer à vontade e que... sejam gostosos!

Penélope Charmosa.

Penélope Charmosa - este é o apelido que dei a uma jovem mãe que todas as manhãs enfrenta o trânsito com sua moto prá levar seu filho prá escola. Ela é um encanto - usa um capacete rosa. O melhor: não faz zigue-zague entre os carros, como a maioria dos motoqueiros.
Hoje chamou a atenção porque além do capacete rosa, era rosa sua roupa, tipo traje de quem frequenta academia de ginástica.... E o pequerrucho, na carona, abraçadinho na mamãe. Bom, presumo que seja a "mamã"...

14 de mar. de 2011

Viva com Otimismo!

-Desenvolva sua inteligência, melhore sua auto imagem, aplique seus talentos para fins nobres e elevados...
-Siga em frente sem temer os obstáculos...
-Não desanime, não se lamente, não permita que o pessimismo e a descrença amofinem seu coração...
-Viva com entusiasmo, persistência, confiança, buscando sempre melhores codições de vida...
-Fale de saúde, sucesso, paz, prosperidade...
-Melhorando nossos pensamentos e nossas atitudes, melhoramos nossos negócios e nossos destinos...
-Cultive pensamentos positivos e promissores - eles contribuirfão para seu sucesso...
-Pense no melhor, fale no melhor, trabalhe sempre para o melhor, espere somente o melhor...
-O pensamento é vida. A vida é expansão. Expanda-se... reanime-se... movimente-se...
-Aumente seu otimismo e sua alegria de viver.
Esta mensagem faz parte do "Não só de pão vive o homem..." - ela veio escrita na embalagem do pão que compramos em uma padaria por aqui. Parece uma mensagem muito simples. Parece...

Coisas de Portugal

Diga, diga, bem rapidinho: que te parece o objeto no centro na mesa? diga, diga, não te parece um barquinho? vaso não é, com certeza! É um presente que chegou sábado. Veio de longe. Bem distante. Veio da nossa familia portuguesa! Olhando assim, até parece um barquinho... é feito de barro. Então perguntei: o que é isso? disseram-me: assador de chouriço! que é chouriço? eu não sei! hehehe! Olha só, prá que serve - assar uma linguiça, de preferência já seca.... Assador de linguiça, ou de chouriço - assim se prepara um lanche rápido! Para assar é preciso fogo... que vamos ali usar? será carvão? não vão acreditar! dentro do assador é só colocar boa cachaça... e ... fica uma delicia!!!!!!!!!!!!!!!!

11 de mar. de 2011

No caminho...

Em Itaara, o Museu Nacional de Ufologia. Pedi para o J parar.... mas cheguei atrasada - os ETs já tinham partido no Trem das Onze, isto é, na Nave das Onze!
Não tinha ninguém lá! Só aos sábados e domingos eles abrem para o público!
Eles devem passar a semana no seu planeta de origem.... snif, snif! Fiquei eu aqui, apontando para o verdinho ali e dizendo: -"minha casa.... minha casa..." kkkkkkkkkkkkkk

No caminho...

Este é o Taz, o diabo da tazmânia...
Encontramos ele por aqui, lá pelos lados de Derrubadas!
-Há muito tempo eu não via um "pé-de-vento"!

Atravessando o Rio Grande do Sul-parte 6

Em Cruz Alta.
Bom, a gente esperou atá às 22 horas e nada de começar o desfile! Fomos para o quarto, com a idéia de que ao rufar dos tambores, a gente desceria para olhar! Ora pois.... dormimos que nem anjinhos e só acordamos às 5 e meia! Barulho? Onde? Onde?

Atravessando o Rio Grande do Sul-parte 5

Saimos de Derrubadas às 14 e 20 de domingo, dia 06 de março. Chegamos em casa na segunda, às 14 horas. Outros 700 e pouco quilômetros! Ainda mais que na saída, fizemos uma volta diferente, indicada pela nossa amiga loirosa (GPS)... Mesmo com ela, a gente "meioqueseperdeu"... kkkkkkkk Foi esta a rota: Derrubadas, Tenente Portela, Miraguai, Redentora, Coronel Bicaço, palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Julio de Castilhos, Itaara, Sta maria, São sepé, Caçapava do Sul, Santana da Boa vista, Canguçu e... Pelotas!
Mesma maneira - parada para fumar, etc e tal, paradas para visitar algum lugar com artesanatos, etc e tal... E, domingo, dormimos em Cruz Alta.
Um recado do J, antes de chegarmos a Cruz Alta: -Chega de hotel no meio da mata! Quero cidade, movimento...
Seguindo a orientação dos meninos de um posto de gasolina, chegamos ao Hotel das Cuias! A pedido do J, pois em frente do hotel era a concentração das escolas de samba de Cruz Alta!!!!!
kkkkkkkkkkk

Bichinhos

Ainda em Derrubadas, um presente - o pouso, em cima do carro, de um louva-a-deus!

Atravessando o Rio Grande do Sul-parte 4

Derrubadas até o estacionamento do Parque eram 15 km que foi feito em 50 minutos! Nestas duas fotos até que o caminho estava bonito, mas predominavam pedras e buracos. Porquê não tirei foto dos buracos e pedras? Uaí, assim eu posso dizer pro J quando ele reclamar: -não era tanto assim, benhê! Mas um caminho muito lindo, pelos verdes, por sua parte ainda virgem. Em certos trechos do caminho, pensei que o J ia abrir a porta e me deixar por ali, pois eu não tinha falado que não era asfaltado!
Ora pois, pensei que ele já tivesse se dado por conta que, asfaltada aqui, só as BRs, algumas RSs... e olha lá!
Depois de deixar o carro no estacionamento, tivemos que fazer este percurso, no meio da mata, por 300 metros. Disseram 300, mas para mim foram 600! Aqui, o cheiro da mata, o som das águas!
Olha eu "caçando" pedrinhas! Adoro carregar pedras.... hehehehe
São 1800 de quedas de águas. Não em altura. Em longitude... Som das águas. Assusta, mas ao mesmo tempo encanta. No inverno, o Rio Uruguai toma conta destas pedras todas. Sim, o Salto de Yucumã fica no Rio Uruguai. Na divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina. As quedas de água ficam na Argentina. Entre nós e elas, o rio Uruguai.
A visitação ao salto do Yucumã, pelo lado Argentino, é feito com barcos. Olha lá um...

Atravessando o Rio Grande do Sul-parte 3

Esta é a avenida principal e única de Derrubadas. Aliás, acho que a cidade tem, além desta avenidas, mais umas quatro ruas. Terra vermelha. E a moça inteligente aqui, ao tomar banho pela manhã, passou bastante creme no corpo! hahahaha... Imagina como terminei o dia - com muita terra vermelha grudadinha na pele!
Lá só tem um restaurante, mas com alimentos super gostosos! E, ao que pudemos ver, eles não estavam preparados para receber todos os turistas que por lá chegaram neste domingo, dia 06 de março. Também não estão preparados com artesanatos alusivos ao Yucumã. Eram só bonés e camisetas!
Geralmente, as cidades, nesta nossa rota, usaram, para sinalizar a entrada, pórticos que mais parecem torres de castelos. Derrubadas é original! Parecem árvores de verdade!

Atravessando o Rio Grande do Sul-parte 2

Acho que somos nós.. hehehe... em Panambi.
Hotel em Panambi. Mordomias... Lá de Santa Maria não tiramos fotos. Não me apaixonei, pois o hotel ficava no meio da cidade e... não sou apaixonada por cidades grandes. Mas, me apaixonei por Panambi. Cidade de porte médio e simples. E este hotel, fora da cidade, estava maravilhoso! Tinha até umas corujas andando pelo pátio, só que eu não estava com a máquina na mão! Puro sossego!
Lá em Panambi, não há feriado de carnaval - não tem carnaval e eles trabalham segunda e terça. E eu que pensei que o Brasil todo parava no carnaval!

Atravessando o Rio Grande do Sul-parte 1

Desde que vimos uma reportagem sobre Yucumã, em Derrubadas, já começamos a programar a viagem. Então escolhemos fazer a viagem no carnaval, pois teríamos feriadão e não somos mais chegados a sambar. Pior: acho que nem temos samba no pé - perdemos pelo caminho kkkkkk.
Claro, fez-se uma listinha do que não poderíamos esquecer de levar. Claro, alguém esqueceu o pós barba e a menina aqui esqueceu o secador de cabelos... E o J não deixou eu levar meu balde com uma enxadinha, uma pazinha - serve para eu colher algumas plantas à beira da estrada e plantar no meu jardim!
Minha gente, amo mesmo é a viagem, o pé na estrada, as estradas, a vegetação, as plantações, o verde dos campos e das matas! Paramos, geralmente de hora em hora, para descansar as pernas, pro J fumar e... fazer xixi! hehehe Paramos também onde tiver algum ponto de artesanato, ou de produtos coloniais, ou de produtos indígenas.
Saímos de casa dia 04 de março, sexta feira, às 14hs. Chegamos em Derrubadas no domingo, às 12horas, mais ou menos. Foram 733 quilômetros bem andados hehehe.... Dormimos sexta em Santa Maria e sábado em Panambi.
Olha só a rota seguida: de Pelotas, passando por Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, São Sepé, Santa Maria, Itaara, Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Panambi, Palmeira das Missões, Palmitinho, Tenente Portela... e Derrubadas!
Um "senão" - até Tenente Portela, estrada asfaltada. Até Derrubadas, e depois até o Salto de Yucumã, estrada de chão - pedras, buracos.... Imagina o humor do J!!!!!!!!

Chuvas, perdas, danos.

Ontem e hoje, ao abrir os jornais, as páginas na internet, só vejo fotos e videos mostrando pessoas e países sofrendo, chorando. São tragédias imensas. Choramos com eles e nos mobilizamos para auxiliar. Até poderíamos dizer que elas, as tragédias, estão acontecendo para provocar em nós um despertar, um abraçar a vida e a natureza que ainda nos resta, mudando nossas atitudes, nossa maneira de agir. Quem sabe não é isso mesmo? Padecemos pela seca, pelo excesso de chuvas, pelos desmoronamentos... Porquê? É natural? Ainda dá tempo de evitar um novo dilúvio???

9 de mar. de 2011

Salto do Yucumã

Iniciando a conversa...

Enquanto estou na "Semana da cãotabilidade", só vou iniciar a contar sobre a nossa última viagem. Nós fomos para uma cidade chamada Derrubadas. Lá fomos conhecer o Salto do Yucumã. É a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. O salto faz parte do Rio Uruguai. Fica mesmo é em solo argentino, mas somos nós que temos os privilégio de sentar em frente às quedas dágua...

4 de mar. de 2011

Artes & Manhas

... Visitando as meninas, encontrei lá no Mundo de Cissa, um texto sobre Pissarro, pintor. Amei, pois eu não o conhecia. Queres ir lá? Siga por aqui.
Claro, lembrei de algumas pessoas e trabalhos pelos quais sou apaixonada. Ainda vou visitar a terra onde nasceram, que por coincidência é a mesma: Espanha. Falo do Gaudí e do Dalí.
Amo os trabalhos do Gaudí e bem que eu gostaria de ter uma casa ao seu estilo!
Algumas imagens de seus trabalhos:
Sou também apaixonada por Salvador Dali. Muitas vezes eu me chamo de Salvador Daqui. hehehe Pura pretensão!

Ditos da Marilaine

Estas eu frases sempre vou carregar comigo:
-Sou lesa, mas chego lá.
-O que te faz pensar que tu és mais esperto que os outros?
-Tudo o que é bom não pode ficar porque atrapalha o bom andameno das coisas erradas.

Ditos

Ouvi uma frase, dita pela amiga Mari, a respeito de um rapaz cheio de boa vontade que iniciou a trabalhar na empresa: "Tudo o que é bom não pode ficar, porque atrapalha o bom andamento das coisas erradas". Deu para entender?

3 de mar. de 2011

Óculos, espelho

Fui fazer uma visita para a amiga Chica. Lá, ela postou sobre espelho e óculos. Leia, aqui. Não é que no meu comentário arrisquei umas "rimas"? Não resisti e trouxe para cá:
"Meu espelho já eliminei,
onde coloquei, não sei!
Meus óculos ainda uso
pois se tiro fico confuso!
Quem sabe meu espelho vou buscar,
e os óculos elimino quando nele for me olhar?"

Indiscreta

Hoje é um daqueles dias em que cá estou sentada, esperando que me entreguem a documentação para "enterrar a cabeça" nos números e encerrar o mes de fevereiro. Então.. como estou sem fazer nada, comecei a prestar atenção ao que acontece na sala ao lado. Bom, entendam que nossas salas são separadas apenas por uma parte de eucatex e a parte de cima, com vidros. A gente vê e ouve tudo o que acontece no escritório. E eu tenho um ouvido afinadíssimo! kkkkkkkkkkk
Então ouço a minha amiga Mari, a menina do RH perguntando para o moço que vai ser admitido:
-Qual a sua idade? O senhor tem filhos menores? É casado? Qual o seu endereço?.... e no final de tudo: - Qual o número do seu sapato? Sua calça e camiseta, que número é?
kkkkkkkkkkkkkkkkk --------- Que menina indiscreta!!!!!!!! Ou indiscreta sou eu, aqui, de antenas ligadas?
Outra coisa - eu aqui, parada, começo a procurar alguma coisa para brincar com as minhas "vizinhas". Ainda bem que o chefão foi viajar. Se não...

Faz parte

Faz parte das minhas manhãs de primavera e verão: a visita de um lindinho beija-flor! Eu fico ali, encantada com sua visita! Porém, ele é um bichinho com muita pressa, ou muito envergonhado - na hora em que vou pegar a máquina fotográfica, ele se vai.
Faz parte da vontade de viajar - segunda feira fizemos a lista do que levar neste fim de semana, quando formos a Yucumã. Ontem, já arrumamos a mala! Claro, ainda faltam algumas coisinhas... Mas, praticamente, estamos prontos prá sair por aí, no sábado!