28 de jul de 2010

Rodinhas...

Manhã fria e chuvosa iniciou hoje. Ainda de férias. Salamandra acesa... Convidei o João para fazermos à tarde umas rodinhas.... Ele não me disse sim, nem não.... Mas foi salvo pelo gongo - apareceu um trabalho prá ele fazer e cá estou eu, fazendo umas rodinhas.... Deixa de ser maldosa, viu? É que estou aprendendo a fazer umas flores com fuxicos!!!!!!!!!!

22 de jul de 2010

Grapamiel.

- eu, mais a filhota, aqui, em Colônia. Café, docinho e grapamiel... Qual a descoberta mais interessante nesta viagem???? Foi a Grapamiel!!!!!
Licor comum do Uruguai. Grapa com mel. Não tem contra-indicação. Não faz mal para o estômago. Não prejudica o fígado. Não faz a cama girar. Não ficas com sintomas do dia seguinte: dor de cabeça, enjôos, mal estar, mau humor, etc e tal. Depois de uma Patricia, uma garrafa de vinho San Juan - um cafezinho e sei lá qtas doses de grapamiel, a gente acabava a noite fazendo discursos para os donos dos restaurantes e cantando, entre outras: .... ne me quitte pas, com Chateaubriand e uma grapamiel... - Não é o João e o pé de feijão! É o João e o vinho San Juan!
- eu mais maridão, já prontos depois de umas que outras, em Rocha. Filhota e ovinho, digo, o vinho... hehehee

Meu Rio Grande ...

Tem muito, mas muito mais coisas sobre nossa viagem. Vou contar aos poucos. Melhor - vou dar um jeitinho de postar as fotos.
Primeiro - juro que eu vi na Reserva do taim, aqui n RS, dois jacarés. Não quiseram parar o carro para fotografar... Segundo - estas fotos abaixo ilustra a manhã fria que estava, fria, fria... fria. E ilustra minha canção, ou uma das minhas canções favoritas: - "De manhã muito cedinho, qdo o sol devagarinho vai rasgando a escuridão, ouço a voz da peonada, no galpão arrinconada em roda de chimarrão..." Amanhecer na Reserva do taim - no RS Linda minha guriazinha, né??

Ainda sobre...

A Raquel deve estar ainda lamentando-se por não termos ido ver apresentação de tango. Mas, do hotel onde estávamos era muito longe.... Ela ainda deve estar chorando, hehe, pq não pode sair à noite, para conhecer os lugares e suas músicas. Outra curiosidade - deu-nos a impressão que o mate por lá é individual. Cada um carrega sua garrafinha e cuia. Mesmo estando em grupos. Outra curiosidade - em Cabo Polônio alguém queria ver as focas! hehehe... só que são lobos marinhos.... -João no se encantó por las mujeres, una vez que las mismas "sairon" a sus papás." - para nós brasileiros, elas são campeãs de natação -nada de frente nada de costa... ...pero yo y mi hira nos encantamos por los hombres españois e los mestiços... Punta que..... Não é que os portugues estiveram lá também???????? Eta baixinhos viajados!

Melhor da viagem... e cuidados ao viajar!

Cuidado: não reserve hotel pela internet, isto é, não reserve pousadas pela internet - elas não estão preparadas para o inverno! Podes não encontrar aquecimento, estacionamento, banho quente, toalhas, café da manhã.... mesmo que na página da internet mostre ao contrário. Se vais para lá fora do verão, deixe para procurar hotel ao chegares na cidade. Claro, né criatura, bom é chegar antes das 18 horas na cidade onde vais dormir... Não peças "chivitos" para comer, mesmo que o valor do prato seja deveras interessante - caramba, é um bifinho fininhooooooooo que fica durinhooooooooooo! No Uruguai, praticamente todos os pratos tem como acompanhamento "papas", fritas, ou em purê, ou russa... só que papas fritas são para matar - são papas daquelas congeladas! Como dizem - são de papel, não tem gosto nenhum. Papas? Ora pois, são batatas ----------um cuidado especial: tanto aqui como lá, tem gente especial - é preciso ter alguns dinheirinhos no bolso para dar em uma barreira policial... No Uruguai - melhor restaurante - Manchester, em Montevideo. O restaurante mais charmoso foi o de Colonia Del Sacramento - o Drugstore - uma decoração lindinha e música ao vivo, ambiente acolhedor. O melhor garçon foi o do restaurante Clube Colonia, também com uma decoração super original - capas de discos de vinil e discos de vinil. - eu estou por fora de restaurantes e coisas e tal - mas percebi que pelo menos por lá, todos usam camisa e calça e avental preto.... Olha, gente fina é outra coisa. Dizem que um dos lugares mais caros do mundo é Punta Del Leste, no Uruguai. Imaginem - a refeição mais cara que fizemos, foi um cachorro quente que custou dez reais e um refrigerante oito reais!!!!!!!!!!!!!!! Pior - foi o cachorro quente menor que já comi em toda a minha vida!!!!!!!!!!!!!!! Algo mui, mui interessante - a ponte ondulada na entrada de Punta Del Leste. Até parecia que a gente ia andar de montanha russa e foi assim que eu e a Raquel fizemos - demos mil e um gritinhos kkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!! Outra coisa para mim muito interessante - entrar em um Casino. Apesar de que tinha pouca gente - era uma noite fria! Mas batemos um papo gostoso com o seu Juan. Ele afirmou que o que mais dá dinheiro a um país é a gasolina, o cigarro e o jogo. Algo fenomenal - o cuidado que nossos irmãos tem com seu Patrimônio Histórico. É lindo ver, tocar, entrar em prédios antigos e bem conservados.

Dificuldades...

Tenho dificuldades para falar de nossa viagem. É tanta coisa!!!!!!!!!!!! Nós resolvemos fazer turismo pelo litoral do Uruguai. Escolhemos a Ruta Del Sol. Mesmo sendo inverno. Bom, era mesmo só para conhecer. Quem sabe, aos poucos vou contando algo sobre os lugares por onde passamos. O Uruguai é lindo! - ele é um país todo preparado para receber turistas. Suas estradas são belas, super conservadas, e super-super sinalizadas! - mesmo aqui consegui duas vezes "teletransportar" nosso "coche" de uma estrada para outra, sem me dar por conta! kkkkkk O peso uruguaio vale hoje R$ 0,12 . Por ele não ter valor expressivo, a gente pensa que tudo é baratíssimo! Ledo engano! Refeições e hospedagem custam "os olhos da cara"! Eu levei minha carteira de identidade, o João e a Raquel levaram o passaporte. Bobões, só para terem um carimbo na aduana... (e eu fiquei com inveja, é claro!) Na entrada do Uruguai, nos deram mapas e mais mapas, depois de dizer que queríamos conhecer algumas praias, o forte santa tereza, montevideo e colônia del sacramento. Praticamente para cada lugar por onde pretendíamos passar, nos deram um mapa! Olha, sei lá como a gente trata os turistas qdo entram no Brasil - mas, como nos trataram ao entrarmos no Uruguai, foi de dar inveja, de ficar de boca aberta.

Não tem preço!

De acordo com a Raquel, viajarmos de Pelotas a Montevideo pode ter esta classificação: gastos com gasolina xis pesos, gastos com alimentação xis pesos, gastos com "habitacion" xis pesos.... viajar com mãe e padastro.... não tem preço!
Minha dúvida é: não tem preço, traduzo para "foi sensacional" ou traduzo para "nunca mais"? hehehe... Nice e Geraldo: vcs estão de parabéns!!!!!!!!!!! Em dado momento minha menininha murmurou que viajar com a sogra e o sogro era melhor!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk! Será pq a gente não gostou da cidade grande, Montevidéo, e lá só ficamos um dia? Será pq não nos atraiu sair à noite, bailar, ver um espetáculo de tango lá do outro lado da cidade???? Será pq a gente soava o toque de acordar lá pelas 6 horas????? Um domingo antes de viajarmos, levamos a Raquel até Jaguarão para visitar a zona de livre comércio-brasil-uruguai. Aqui está a prova de que um mes de academia dá forças para as criaturas: Ela conseguiu arrancar uma mudinha de chá! E eu que tenho a mania de trazer para casa o que posso plantar, usei e abusei de sua força, para colher o pé de funcho! hehehehehehehe

20 de jul de 2010

'Vortei"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Voltei, voltei para ficar!!!!!!!!!! - pq aqui, aqui é meu lugar!!!!!!!!!
Mil e um pedidos de desculpas e perdão! É que eu entrei na semana da "cãotabilidade", no inicio de julho.... e, descobri que entraria de férias... e... minha filhota avisou que para cá viria e então nós iríamos até Montevidéo...
bom... então... fiz tudo que eu pude até dia 12 de julho, para encerrar o mes de junho, preparar demonstrativo de resultados e ainda preparar todos os impostos que devem ser pagos até o final de julho, para então poder entrar de férias....
... e fiz tudinhoooooooooooooooooooooo
... e entrei de fériassssssssssssssssss
... e fomos até "os estrangeiros" - aqui, onde moro, Montevidéo é logo ali... só 600 e poucos quilômetros!
... e agora estamos aqui!
------------e tenho um montão de coisas para contar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
... e tenho saudades de visitar as minhas meninas e seus blogs!!!!!!!!!!
beijos...
estou preparando o material -