30 de jun de 2010

Maria B.

Maria B eu encontrei há vinte e poucos anos atrás. Viúva, ainda jovem e doente, vivendo da pensão do marido e do trabalho de seu filho mais velho e do filho adolescente. Além deles, mais dois filhos, ainda crianças, de dez e nove anos. Maria B vivia em uma casa quase caindo, e nos dias de inverno, a casa parecia uma colcha de retalhos, cheia de pedaços de papelão cobrindo as frestas. Tinha ela galinhas e porcos,que não raramente eram encontrados dentro de casa.
Maria B ganhava muita roupa usada para ela e seus filhos. Aquelas que não serviam, ela não passava adiante - jogava fora, simplesmente, no valetão ao lado da casa. Maria B gostava de receber ajuda de outras pessoas. Para ela isso era o suficiente. Por isso, não passou de dois anos seu convivio com nosso grupo, já que nele,Maria B era incentivada a aprender a fazer tricô, crochê, costurar. No grupo, Maria B, junto com as demais mulheres, aprendiam como manter a higiene de sua casa e alimentos, a cultivar uma horta. E, dos ensinamentos passava-se para a prática, onde ganhava também o material. Maria B não gostou nada da coisa, pois que ela vivia do jeito que sua mãe vivera e pq modificar e até levar seus filhos a procura de algo melhor?? Lá pelas tantas,Maria B abandonou o grupo. Procurou outro, onde nada lhe cobravam, só lhe davam alimentos, roupas e remédios. Assim era bom para Maria B. E, como este grupo ficava no outro bairro, foi mais fácil pegar suas trouxas, animais e filhos, e irem embora para um lugar todinho igual ao que viviam - mas ali, ela viveria como achava que deveria - recebendo doações...
???????? "Bem aventurados os que padecem fome e frio,pq herdarão o Reino dos Céus"??????????

Marias...

Sei lá pq nasceu uma necessidade enorme de escrever sobre as Marias. Talvez pela experiência que tive no trabalho em Comunidade. Cada Maria tem uma história. Cada Maria tem um mundo escondido em si. Cada Maria me ensinou algo diferente. E, em cada Maria que hoje encontro, um novo ensinamento, um novo aprendizado. Em cada Maria uma nova alegria, um pouco de dor... Pena que nós, ou a maioria das Marias, nos esquecemos de elevar a voz, de expor nosso pensamento, de cobrar soluções, de inverter situações...
Aqui vou expor a vida das minhas Marias... E vc poderá ver que muitas Marias que estão por aí, junto contigo, são iguais as minhas. Quem sabe as tuas já tenham encontrado alguma solução para as situações vividas. Então,eu e minhas Marias pedimos gentilmente que nos ensine. Quem sabe as minhas Marias trazem em sua história algum vilslumbre de luz para as tuas Marias?
Algo que aprendi: não esqueça de dar a mão para a Maria que habita em ti...

29 de jun de 2010

Manhã de Domingo

-Segura com jeitinho. Isso. Assim. Agora vou tentar colocar. Não, não saia do lugar! Assim, não vamos conseguir nada! Força. Deixa eu enfiar! Fica quieta! Vamos lá para a cozinha.
-Pq ir lá para a cozinha?
-É que lá tem mais espaço e tem lugares para me apoiar! Tu sais sempre do lugar quando tô conseguindo enfiar!
-Tá bem. Vamos lá.
-Isso, agora te apoia ali na parede. Isso. Coloca em cima da pia da cozinha. Agora, te mantenha no mesmo lugar e segura com força!
-Isso lá precisa de tanta força?
-Assim, assim... isso, isso mesmo... tenho que ir devagarinho, para ficar no lugar certo. Maravilha! Conseguimos!
...... sai o João da cozinha, com o objeto na mão, todo feliz: conseguimos espetar a carne para o churrasco de maneira certinha!!!!!!!!!!!!!!
-não,ele não é gaúcho! - é português!
-não,eu nunca ´preparei um churrasco, sempre foi o pai ou meu irmão!
-não, não é motivo para rir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

28 de jun de 2010

Vida - Vida

Maria, como toda mulher, foi uma mulher forte. Sempre foi. Ela não conhecia a expressão "deixa para depois". Estudar? Talvez até a quinta série do antigo Ensino Primário. Talvez tenha iniciado a cursar, naquela época, o Ginásio. Nunca foi de muitas leituras. Não tinha tempo. Mas, tinha o ensinamento de seus pais,o ensinamento da vida. Tinha a fórmula certa para cada situação. Parece até que ela cursou o ensino superior de Economia, pois,com sua força foi capaz de criar dois filhos, sem que lhes faltasse o que vestir e comer,nem condições para estudar. Com sua força foi capaz de ajudar o marido a comprar um caminhão, construir a casa, poupar um dinheirinho. Maria não tinha tempo para pensar em si, nas suas necessidades, no seu prazer. Filhos criados, casa construida, poupança gordinha... Maria talvez tenha pensado que era hora de cuidar da sua pessoa, de construir um sonho só seu. E Maria sentiu dores. E Maria caiu enferma. E Maria,em um ano, perdeu a cor, a voz, a vida.
E José, antes de completar um ano da partida de Maria, trouxe para casa uma outra mulher. Uma mulher que passou a viver, saltitante, prazeirozamente, na casa que Maria construiu, usando as roupas que eram de Maria, usando o dinheiro da poupança para viajar com José.
------ Maria, Maria, Maria, todo dia é teu dia
Sonhar, construir, guardar são verbos que rendem bens
Mas não esqueça que o hoje não volta
Larga a roupa na beira do tanque
Vá sentir o sol na beira do mar...

24 de jun de 2010

Brasil?? Portugal???

Sei, sei... o jogo é amanhã. Mas,para todos que perguntam, já vou explicando como vai ser amanhã:
- em um sofá, ficará o João, a nossa "cã" Cigana e a Bandeira de Portugal.
-no outro, eu, nossos cães Tareco e Piruças e as almofadas com capas da Bandeira do Brasil. Os dois ficam comigo pq sou mais fofinha e no inverno irradio mais calor! kkkkkkkkkk
Clima? Clima de muita festa! Se houver empate, ótimo. Se ganharmos, vou ficar com dó do João. Se perdermos? Bom, eu vou dizer: ainda bem que não foi para a Argentina!
Almoço? Já vou deixar alguma coisa preparada hoje...

22 de jun de 2010

Rui Veloso

Com o João, aprendi a conhecer cantores e compositores portugueses. Um deles que eu adoro, é o Rui Veloso. Domingo à noite eu estava a ouví-lo, na RTPI -
Da canção Anel de Rubi, esta parte eu destaco: --- contigo aprendi uma grande lição,não se ama alguém que não ouve a mesma canção.
Da canção Primeiro Beijo, esta parte é uma beleza: ----quero o meu primeiro beijo, não quero ficar impune, e dizer-te cara a cara, muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa.
Da canção Não há estrelas no Céu, eu me apaixonei por estes versos: ----a primavera da vida é bonita de viver, tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover. Para mim hoje é janeiro, está um frio de rachar,parece que o mundo inteiro se uniu prá me tramar!

O Livro

Vc já viu o filme "O Livro de Eli", com Denzel Washington??? Não?? Então veja!
É também um ficção. Também um futuro muito sombrio. Só que neste filme aparece um vislumbre de que existe uma maneira de reverter o caos. Esperanças nada mais nada menos do que centradas em um livro. Um livro que escapou de ser destruido junto com os seus iguais. Um livro que continha palavras sábias, ensinamentos para a vida. Um livro que, se ficasse só na mão de uma pessoa e só ela soubesse ler e colocar para os demais, geraria a capacidade de dominar os demais, de dirigir a vida dos outros da maneira que desse imenso lucro.
Posso dizer que, aconteça o que acontecer, se alguém salvar um exemplar deste livro, terá ou condições de chamar para si o poder sobre os demais ou condições de fazer cópias do mesmo e salvar a humanidade.
Mas, se este livro será tão poderoso no futuro, pq não o é agora? Pq não usamos os seus ensinamentos hoje e assim impedimos a existencia deste futuro tão sombrio???
É só ler este livro agora,em companhia da familia, dos amigos.
Onde está a sua Bíblia??

Substitutos

Substitutos - filme com Bruce Willis. Pensei que eu fosse ver um filme muito interessante,que nem Os 12 macacos, O quinto elemento, O sexto sentido, O chacal, Duro de matar,Meu vizinho mafioso. Não gostei dos Substitutos! Qual o bem de se ter um susbstituto se tens que ficar em casa, deitado, controlando o dito? Claro, agir através de um substituto significava não correr perigo,riscos, poder ser em tal lugar alguém do sexo feminino,em outro, masculino. Mas,valeria a pena ficar em casa no controle?
Ora,para ter um substituto só se fosse para,enquanto o mesmo estivesse em um lugar, eu pudesse estar em outro, fazendo coisa diferente e talvez mais interessante!
Ter um substituto e ficar em casa vegetando, controlando o mesmo? E a magia do viver? E a magia de ver o sol nascer, de ver o céu azul, de sentir o vento, o sol, de ver o verde das matas, dos campos,o colorido das flores, ver o sol se pôr, sentir a chuva, o calor, o frio??? E a magia do contato com o outro????? E a magia de receber um abraço, um sorriso,um beijo??
Fiquei deveras preocupada - pois, geralmente sempre há um pouco de verdade em cada filme de ficção. Se já existe alguém pensando em construir substitutos, é sinal de que não acredita na sua e na nossa capacidade de interagir com o outro; não acredita na sua,na nossa capacidade de reverter este quadro social que vemos - assaltos, assassinatos, abuso de poder....

21 de jun de 2010

Vida Simples - última postagem..

Esta é a última postagem da blogagem coletiva sobre Vida Simples. Pena. Falamos sobre casa, amigos e lugares. Hoje é tema livre. Livre - liberdade para escolher o tema. Quando temos liberdade para escolher, a simplicidade acaba tornando-se apenas um véu para esconder nossas inquietações. Filosófico? Ora pois!!!!!!!!! Pode ser. Maria leva uma vida simples - sua casa é simples, o sustento de sua familia é obtido com a simplicidade de seu trabalho - ela faz limpeza em casas de familia, ela costura, borda, pinta. E os dias vão passando,todos pintados de um céu azul e róseo. É feliz. Mas há uma inquiteção no seu coração: é este realmente o seu papel no teatro da vida? Não sabe,não tem certeza. Só tem uma certeza - é preciso manter a paz, a tranquilidade familiar - para isso, nada como a simplicidade de um "muito obrigada", "com licença?", a simplicidade de um abraço, um afago, de um sorriso....

Doa-se

Doa-se um carro semi-novo. Marca??? Isto importa? O importante é que no porta malas está seu maior tesouro: um som potente. Põe potente nisto! Para ninguém colocar defeito. Podes ligar e toda a quadra ouvirá a música que gostas. Som pontente, sem dúvida nenhuma - aquele tipo que te condena aos vinte a ter problemas de audição e aos trinta a estares completamente surdo - tu, tua familia e toda a vizinhança!
Doa-se um carro portador de um som super potente!
Não tem sorteio. É só chegar e levar. Quer dizer, o primeiro que chegar leva!
Onde está?
Simples. Chegue na nossa casa e eu apontarei a casa do vizinho onde está o carro!!!!!!!
É um FDP. Se quiseres leva o carro e o vizinho também!!!!!!!!!!!!

17 de jun de 2010

Cantorias matinais...

Hoje, no inicio da manhã, estava eu a cantar: "E viva a rosa, a rosa, cantada em verso, cantada em prosa..." - Pq? Sei lá....deve ser pq a toalha de banho usada hoje era cor de rosa!
E a caminho do trabalho, vinha eu a cantar: "Lá vou eu de baú na cabeça, vou vender puxa-puxa, vou por aí..." ehehe.... é que eu estava a pensar se hoje o meu dia seria novamente voltado para particulares do patrão e familia! E, como um pensamento leva a outro,dei-me conta de que minha vida é pautada, cercada por geminianos... Lá vai: dia 27 de maio, a Fernandinha. Dia 28, a Mônica. Dia 31 de maio a Zeli. Dia 04 de junho a Lizete, 05 de junho o seu Paulo, 07 de junho a Marilaine, dia 09 de junho a mãe, dia 19 de junho o seu Figueira, dia 20 de junho o patrão... Faltou alguém?
Vou ver se consigo um "exterminador" de geminianos! kkkkkkk!!!!!!!!!!!!! É muita influência no meu viver!- kkkkkkkk
Bom, hoje vou na minha doctor.... vou ver se ganho uns remédinhos "di grátis" e.. vou aproveitar e perguntar se por acaso ela é geminiana!!!!!!

16 de jun de 2010

Posso, agora?

Patrão foi viajar. Filhote dele vai viajar para o Uruguai com a turma e precisa de uma autorização do pai,feita no fórum, com assinatura reconhecida como autêntica. Esqueceu de pedir. Culpada fui eu que preenchi o cadastro da agência de viagens e não perguntei para onde ele ia... Isso que eu me neguei preencher a parte onde perguntava sobre sinais particulares, tipo de sangue, doenças. Bolas, ele não é e não vai ser meu patrão. Porque vou me interessar?
Primeira hora da manhã ela liga:
-Leci, pede para Ele ir no Forum e fazer a autorização e mandar digitalizada ou fax.
Pedi. Acho que ele ligou para ela.
_Leci, Ele mandou tu ver uma procuração que existe aí e tu mesma assina, ou outra pessoa.
-Primeiro, ninguém tem procuração para assinar por Ele neste tipo de negócio. (ora,ora) Vou deixar um recado para Ele.
Deixei recado,pois Ele já nem queria me atender.
_Leci, diz para Ela que aqui tá todo mundo de greve. Não posso fazer. Estão pensando que eu sou o q? (greve? hum,... me engana que eu gosto)
-Leci, diz para Ele que pode ser só uma autorização e com assinatura reconhecida como autentica e envia por fax ou digitalizada, que aqui no Forum eles farão o restante.
-Leci, diz para Ela que... ora,vou fazer pelo menino...
---------- cá estou eu ainda na espera da dita autorização....... já são 17 e 45...... Se fosse eu dava já uma carta de alforria para o mocinho - ele tem 16 anos e pelo que me consta a mãe coloca na carteira dele camisinhas.... ------------------será que já posso virar pro lado e dormir? esta gente me estressa!

Aplausos prá torcida!!!!!!!!!!!!

"Olha aqui, preste atenção..." - não,não é a nossa canção. Foi a nossa choradeira durante uma semana: queremos ver o jogo em casa! Queremos ver o jogo em casa! Queremos.... Não adiantou nada afinar o coral, usar qualquer técnica da Fuga das Galinhas. O pessoal lá da produção saiu às 15 horas. Foram para casa. Isso pq o horário de trabalho deles é até às 17 e 30. Como o nosso é até às 18 e 30, fomos confinadas, condenadas a ficarmos aqui. Ver o jogo e depois continuar a trabalhar. Grrrrrrrrr! É? Ficar aqui? Pois que seja! Antes das 15 e 30 já estávamos agitando. Fomos lá para o refeitório - oito mulheres mais o filhotinho de uma delas. É? Ficar aqui? Pois que seja! Mesa farta - chimarrão, refrigerante, chocolatada com uma dose generosa de merengue, pipoca, amendoim torrado, rapadura, rapadurinhas de leite, de amendoim, bombons! Primeiro tempo - foi um Deus nos acuda! Fofocas em dia, as come-come em ação, mas nossos jogadores não estavam com nada - caiam de maduros. Deu vontade de voltar para a frente do computador!
Palmas para a Rosi e a Angélica - as meninas conhecem tudo de futebol, os joagores, etc e tal.
Entre uma brincadeira e outra a gente parava para ouvir o comentário das duas - já que ouvir o Galvão era um parto!
Segundo tempo - iniciamos o segundo tempo para variar, comendo mais um pouco! Fizemos couro com a Rosi e a Angélica, pedindo o Nilmar, pois que diziam elas, o cara corria muito e finalizava as jogadas sem enfeitar muito. É mesmo??
Lá pelas tantas, depois do primeiro gol, era uma graça ouvir: quem era aquele? o Maicon? O Robinho? o Michel Bastos? Quem é este Elano? De onde ele é? cadê o Romário? Pq não escalaram o Pelé? Vai que é tua Tafarel! Ô ignorante,é Júlio Cezar o goleiro! cadê o Nilmar? Ué,ele corre tanto como disseram as gurias que o Galvão não consegue acompanhar! - estas e mais outras pérolas... kkkkkkk
Olha, não sei analisar o desempenho da nossa seleção. Só sei analisar que foram duas horas divertidíssimas!!!!!!!!!!!!!! Aplausos para nós!!!!!!!!

15 de jun de 2010

2012...

Este fim de semana estava propício para ver filmes. Como o raios da nossa TV só tem filme ou dublado em espanhol ou legendado em espanhol, compramos alguns "genéricos" no nosso shopin-center-chão - ou melhor,no camelódromo... Se bem que esse tipo de produto, comprando genérico, a gente corre o risco de jogar dinheirinho fora. Mal gravados. Alguns, além de dublados vem com legenda, outros, vem com legenda em português e com legenda em inglês. E não adianta reclamar - quem mandou comprar filmes genéricos? ehehehe..... Destaque para "Carga Pesada III" e "2012".
Bom, o filme 2012 me deixou pensativa. Estamos em 2010. Será que eles ainda aceitam encomenda de uma nave, ou melhor falando, uma "Arca de Noé"?
Outra coisa: onde termina a realidade e começa a ficção? Onde termina a ficção e começa a realidade?????

14 de jun de 2010

Vida Simples - Lugar, Lugares...

"Há de existir um bom lugar..." - Existem muitos lugares lindos. Passei por muitos, aqui no meu Brasil. Lá, em Portugal. Mas, para mim, um bom lugar é aquele em que tenha muita luz, claridade. Sol. Um lugar para viver e transformar em meu lugar: aquele em que, no verão,possa eu plantar um Cipó de São João junto com um pé de Maracujá e assim formar uma proteção para o restante das plantinhas e para os humanos e seus cães se refrescarem... Um bom lugar, o meu lugar é aquele em que não existem edificios nem casas de mais de um andar,nem qualquer outra construção à volta que impeça o sol do inverno penetrar. Um bom lugar, o meu lugar - tem que ter presente o outono, inverno, a primavera,o verão. Um bom lugar, o meu lugar - não pode ficar longe da cidade, pq preciso também de movimento, de atualizar meus kits...
Um bom lugar, o meu lugar - terá que ser meu,nosso, para poder mudar, acrescentar,tirar,criar... Quem sabe ??
Algo assim?
E assim também....

Santana do Livramento x Rivera

É lindo! Parece uma mesa! Lembra um lugar sagrado... Massada.
Um pé no Brasil e outro no Uruguai.

9 de jun de 2010

Universo feminino.

Onde está a minha carteira? Meu Deus! Não está na minha bolsa! Mas qdo eu sai de casa eu lembro de ter visto a bendita na bolsa! Será que saiu da bolsa naquela hora em que meu filhote estava pulando na cama ? Será que eu peguei junto com a roupa suja que estava em cima da cama e coloquei para lavar??? Pior... são todos os meu documentos! ci, cpf, cnh... cartão de crédito.... Pior... não consigo lembrar da cena do inicio da confusão! Pior... vou ter que passar a tarde inteira com esta preocupação! Que dor de cabeça! E, pior... o maridão vai me chamar de descuidada, etc e tal. Bem que eu podia ligar para ele. Ele estáem casa e poderia dar uma olhada. Mas, vai dar é briga! Não gosto qdo ele insinua que sou irresponsável! Mas não vou conseguir passar a tarde toda nesta agonia!
____Alô? Benhêeeeee.... eu preciso do número do meu CPF. Podes procurar na minha carteira??
____Teu CPF é 111.222.222=11.
____Tem certeza bem? Olha na minha carteira, para não dar erro. Onde está a minha carteira? Ora,em cima do criado-mudo! Não está aí? Quem sabe está junto com a roupa que eu organizei ao meio dia? Não? Ora, então dá uma olhada embaixo da cama! Achou???? Claro,só podia estar aí no quarto benhê. (ufa! salva estou!) - Vai bem, dá o número do CPF vai...

Mulheres.... mães... todas iguais... hehe

Ora, ora.... tô até a ponta do dedão de trabalho a fazer - ainda não encerrou a semana da cãotabilidade. Passei aqui para postar algo inédito: mulheres, mães.... todas iguais. kkkkkkkk
A Bianca voltou da licença maternidade. A Rosi não faz muito que também retornou. Agora temos duas mulheres vivendo a beleza, a plenitude, as descobertas, os sorrisos, as inquietações dos seus primeiros passos como mamães. E imagina só estas duas qdo se reúnem.... qual o assunto predileto? Claro, o Otávio e o Adriel. O Adriel já tem quase oito meses completos e o Otávio vai completar cinco meses. O Adriel está sofrendo as dores dos primeiros dentinhos. O Otávio está começando a sentir a separação da sua mamâ que recém voltou a trabalhar... Entonces... hehehe... é muito pano para manga! Nós outras só ficamos na escuta. Nesta hora em nós só bate a saudade... e nos calamos... e deixamos as meninas falarem, reclamarem, louvar e cantar as peripécias de seus pequerruchos. É tempo delas. Desta magia de ser mãe,de viver como mãe. Mais um caminho das mulheres que elas estão descobrindo - são amigas, esposas, amantes, donas de casa...e agora mãe! ----- Pior: hoje está um frio danado. As duas foram para a cozinha para preparar um café quentinho para a gente. Primeiro: será que era para preparar o café ou era para trocarem figurinhas sobre os fofuchos? Segundo:será que elas sabem preparar um café? Ora,ora... devem saber...
E por falar em mulheres,mães..... a minha mamã está completando 82 anos hoje!!!!!!!

7 de jun de 2010

Perdidos no espaço!!!!!!!!!!

Informe à base que tudo correu bem. Viagem muita rica. Até Bagé a gente conhecia. De Bagé até Santana do Livramento, um caminho novo. Não, não precisem se precocupar: tudo correu ás mil maravilhas. Verde, e verdes. Sol caliente. Levei meu kit para colher alguma muda de flor, mas onde a nave parou, não enxerguei nada! Não,não se preocupem - a navegadora aqui está "expert" em dizer ao piloto em qual constelação dobrar, esquerda aqui, direita lá, reto toda a vida!!!!!! Não, não marquei bem onde e quando seria reto toda a vida! Sim, algumas coisas chamaram a atenção! Imagina - na estrada que levava direto a Santana do Livramento, dois carros parados! Acidente! Claro que é acidente, bem. Só pode - é isso que dá dirigir em alta velocidade,um tentando ultrapassar o outro, como crianças tentando mostrar quem pode mais. Claro que eu sou chata bem! E tu aindas vais parar??? É claro, a solidariedade! Precisas ir até lá?? Eu não vou! ..... E então? Precisavam de alguma coisa??? kkkkkk! Eram só amigos parados, aquecendo-se no solzinho e tomando chimarrão! Coisa de gaúcho, tchê!
Eu pensei que Santana do Livramento,por ser cidade de fronteira e divisa com o Uruguai, seria tipo Chui. Mas claro que levei um tapa - uma cidade grande,linda,limpa, bonita! A fronteira com o Uruguai é determinada pela praça da cidade - de um lado Brasil, de outro, Rivera, Uruguai! Ma quê!!!!!!!!!!!!!! Que lindura!!!!!!!!!!!!!! Que mundão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Senti-me lesada - não pude fazer uma total exploração!!!!!!!!!!! Maridão, o bem, insistia em voltar,já que seriam quatro horas de viagem! Tá bem! Vamos pegar a nave e voltar! Não te preocupa. Eu sei bem por onde ir.... Isso, direita. Claro que é! Reto toda a vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Benhê...não estás com a sensação de que por aqui a gente nunca passou? Parece que estamos no lugar errado! Olha lá,olha lá!!!!!!!!!!!!!!!! Aí, a gente está em Rosário do Sul!!!!!! E esta cidade não faz parte da nossa rota!!!!!!!Já era para estarmos em Dom Pedrito!
Tá bem. Eu errei em algum lugar. Não me olha com cara feia!!!!!!! Vamos chegar lá naquele Posto da Policia Federal.
Meia volta.... volver!!!!!!!!!!!
Acho que perdi meu posto de navegadora!

Vida Simples - Amigos

Ora pois! Esta semana a Mila nos incentiva a falar sobre Amigos,através da blogagem coletiva. É aquele tipo de assunto que parece, mas não é fácil. Quem são nossos amigos? Aqueles que nos dizem sim, que nos dão o amém para tudo o que fazemos? Claro que não! Aliás,acho que esta raça está extinta,esta que é do tipo que sempre nos diz amém. Ainda bem. Se existe alguém assim perto de ti, desconfia! É um mero puxa-saco, e vá logo perguntando: que queres mesmo conseguir comigo? É que algum favor esta pessoa vai te pedir, ou vai te enrredar em alguma trama por aí... ehehe! Acho que para cada época de nossa vida nós temos vários companheiros, amigos. Não, estas amizades não acabam não. Apenas estão distantes. E provocam uma saudade! Cá estava a me perguntar por onde andam os meus amiguinhos de infância.... Alguns eu ainda encontro onde moro, todos já com seus netinhos, todos já na idade da sabedoria! Eita amigos bons: companhia para correr na rua, subir em árvores, brincar de bonecas, amarelinha, bolinhas de gude, trocar figurinhas e gibis, correr até a escola, repartir a merenda... Por onde andam meus amigos de adolescência? Alguns eram os mesmos da infância e mais alguns conquistados na escola. Saudades da troca de revistas de novelas, troca de livros de romance (lembram Sabrina, Bianca, Júlia?) Saudades das trocas de segredinhos, do preenchimentos dos tais questionários... Onde andam? Alguns ainda encontro e trocamos "figurinhas". Outros estão distantes... E da época da Escola Normal???? Puxa,a gente passava o dia inteiro na escola! As meninas estão em cidades distantes. Algumas fora do Estado. Outras, fora do País. Saudades das festas juninas, das festinhas de aniversários, das "brincadeiras" (hoje seriam o q? festas onde se dança?), das risadas e lágrimas com a descoberta do amor. Então todo mundo toma o seu rumo.
E a gente vai habitar em um novo espaço - o ambiente de trabalho. Eta lugar dificil de viver! Passamos nele a maior parte do dia e as criaturas inistem em se tratarem apenas como colegas, sem laço nenhum. Não consegui nunca fazer isto. Sempre há uma guerra entre as criaturas que trabalham juntas, mas, até que me provem ao contrário, continuo apostanto sempre na existencia de algo mais para nos manter no mesmo ambiente. Claro, há que se dar a mão à palmatória: existem pessoinhas que estão a fim mesmo é de estar no topo, ao lado do poderoso chefão e para isso, vão matando tudo à sua volta! Mas, continuo apostando na amizade...
Tenho cá uma amiga que há 20 anos caminha comigo aqui na empresa. Não tem como expor aqui o bem que ela me faz. E a gente de vez em quando entra em atrito... Entre nós não há segredos nem meias palavras. A gente pode cantar: "eu sei da sua vida, dos seus desencantos..." Tenho que encontrar uma maneira de continuar a atazanar a criatura até depois da aposentadoria! kkkkkkkk
E, com o advento da internet, ainda temos a oportunidade de conhecer novas pessoas e,mesmo a distancia, podemos cultivar novas amizades. Se através da internet encontrei a minha cara metade, pq não novas amigas?????????

2 de jun de 2010

Visitar...

Cá estamos nós de novo na "Semana da Cãotabilidade"! Preciso parar de fazer visitas, etc e tal. Nova edição da "Pata Hari em busca do lucro perdido."! E ao mesmo tempo, Pata Hari tenta desvendar o mistério "Quem roubou meu lucro??"